Professores de arte na quarentena

Se chegou até aqui gostaria de te dar os parabéns, com tanta coisa acontecendo no mundo e em nosso mundo, eu entendo que no momento de pausa muitos arte-educadores optam por realmente pausar e respirar, se chegou até aqui é porque ao invés de pausar você tomou a decisão de pesquisar e eu não julgo nem um e nem outro. Compreenda esse momento e esse espaço como uma pausa também.

Durante a quarentena estamos tendo que lidar com diversas situações que vão desde aprender a mexer nas ferramentas digitais até o escancaramento da não valorização do arte-educador nas escolas.

Apesar de grandes mudanças, nossa disciplina em algumas instituições ou por alguns profissionais e responsáveis ainda é vista como um momento de recreação, lazer e descontração.

Um desabafo particular: Enquanto lecionava descobri que alguns dos alunos que não frequentavam minhas videoconferências não frequentavam por orientação da própria instituição, eles priorizavam as “matérias importantes” e tanto os responsáveis, alunos e instituição esperavam que eu compreendesse que a minha disciplina não era importante. No meio de tanta coisa acontecendo, fica até difícil conseguir um momento para enviar argumentos e relembrar os motivos do porquê nossa disciplina é obrigatória.

Temos que ser criativos, improvisar com a falta de material, falta de acesso, falta de senso, readaptar todos os conteúdos, aprender a utilizar as ferramentas que temos, cuidar da casa, da família, de nós e ainda assim prepararmos todos os planos de aula, aplica-los, pedir para desligar o microfone, instalar e desinstalar, aprender a editar vídeos, uma boa iluminação, pensar em novas estratégias, lançar notas, pensar em meios de uma avaliação justa e lidar já com as questões cotidianas das quais sempre tivemos que lidar.

Esse post é para dizer a você, arte-educador que você NÃO ESTÁ SOZINHO!

A frustração, medo e insegurança passa por todos nós, em todo o mundo, é importante para sua saúde mental entender que é uma fase e que o mundo inteiro está sofrendo por isso. Você não esta sozinho e estamos aqui para te ouvir.

Deixo um vídeo divertidíssimo para descontrair:

Como esta sendo as aulas online para você? Compartilhe através dos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s